sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Coleta Seletiva

Colégio estadual João Durval Carneiro
Componentes: Beatriz, Jadson, Everton, Roselí, Gesiane
Professor: José Luiz Franco
Série: 1° c; unid. IV

Coleta Seletiva
(objetivo)
O nosso objetivo como estudantes do CJDC, da cidade de Água Fria é proporcionar um melhor bem-estar aos alunos e a todos os frequêntadores do mesmo.
Vendo o quanto é fundamental, o colégio estar sempre limpo, resolvemos então fazer " coleta seletiva".
Esperamos que com esse projeto possamos fazer com que pessoas se conscientizem e façam a sua pare como voluntário.
(Justificativa)
Decidimos fazer essa coleta seletiva por que notamos que o colégio está nessecitando pois essa é a melhor, maneira de incentivação para todos os alunos.
(objetivo geral e específico)
Amenizar o "aquencimento global" e conscientizar as pessoas.
(contexto particapante)
alunos, professores e funcionários.
(cronograma)
Duas vezes na semana.
Segunda e quarta.
(início e fim da oficina)
Início: Março de 2010
Fim: Final do ano letivo

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Esporte e Lazer

colegio Estadual João Durval Carneiro
Componentes: Deivisson,Claudemir,Isaac,Onivon,Heliveltom,Mateus
Diciplina: LPLB
Professor: José Luiz Franco
Introdução
Como já sabémos a vida de muintas pessoas, é uma vida sedentária, e isso não ajuda seu corpo e mente, mas aqules que tem seu corpo e mente unida e saudável é devido a pratica de esporte.
O esporte ou outras atividades fisicas ajuda muinto as pessoas no mundo de hoje, por isso é incalculável os benefícios que o esporte nos oferece, devido as preucupações e a vida estressada de muintas pessoas isso prejudica a nossa saúde, mas ai surge a solução, muitas pessoas procuram praticar algum tipo de atividade para diminuir as causas que a prejudicam, ex(Caminhadas, Malhação etc.). E assim mantendo corpo e mente saudável. mas não só os esportes mas também a prática de artes sendo ela de qulquer tipo(Pinturas em qudros, Grafite, Artesanato etc.), Com isso desenvolvemos o potêncial de imaginação criando assim traços que transmitem impressões de realidade, de vida e sentimentos, então sendo assim esporte e arte uma melhor forma de viver.
Mas não só a saúde, mas com esporte e arte, ajudamos a construir um mundo melhor, dando oportunidades a crianças e jovens, tirando das ruas, evitando que futuramente elas venham se tornar marginais, criminosos ou viciados em drogas, e aqueles que já tão nesse mundo, mas que ainda não achou oportunidade, verá que há chances de mudar para um vida melhor, e através dessas oportunidades terá uma visão do que eles são capazes, e verão o seu potêncial, e vendo que o esporte e arte tem o poder de transformação.
Justificativa
Pensamos o esporte não só como uma atividade lúdica e recreativa, mas também como uma contribuição para o desenvolvimento moral e formação do carater dos estudante, aliado a arte o esporte contribui para o desenvolviomento das diversas fromas de expressões e manifestações culturais(Artesanato, Dança, Capoeira, Pinturas etc.)
Objetivo
Geral-interação entre os estudantes e o desenvolvimento do seu potêncial
Especifico-Nossa proposta tem com objetivo interação dos jovens ao esporte fazendo com que eles olhem para essa atividade de maneira diferente, e vendo que o esporte futuramente pode mudar suas vidas dando oportunidades, não só o esporte mas também a arte.
Contexto
Participantes
O projeto será realizado no C.E.J.D.C com participação dos alunos, profesores, engenheiros e população local
Cronogramas de atividades
Divulgação..................................................................................................inicio das aulas
Incrição das aulas de arte..........................................................................Março de 2010
Projeto de artes.............................................................................................Março de 2010
Projeto da quadra........................................................................................Março de 2010
Projeto do pátio............................................................................................Março de 2010
Projeto do jardim........................................................................................Março de 2010
Propostas
Temos com objetivo o aprimoramento da quadra, como cobertura da quadra devido ao sol e a chuva, cobertura da arquibancada e um melhor conforto para a torcida, aplicar um piso apropiado, sendo ele de borracha ou de madeira, suporte para a pratica de outros esportes como (basquetbol, voleibol etc.)
Com visão também na arte, temos as seguintes propostas, aula de pintura, grafite, dança ou artesanato. Exibições dos trabalho dos alunos,pinturas, desenhosao redor do colégio sendo ele de qulquer tipo.
Nossas propostas não só visa esporte e arte, mas tambémtende propocionar bem estar aos alunos, de que maneira? Construindo u patio no colégio, um pequeno jardim, uma área calçada em torno do colégio para que os alunos possa se sentir mas avontade, e também a construção de vestuários, e aprimoramneto dos benheiros.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mobilização da rede de esgoto

Campanha de mobilização para construção da rede de esgoto
Colégio João durval Carneiro
Disciplina-Português
Série-1° C vesp.
Docente-José Luiz
Discentes - Ivonildo Carvalho, José Mota, José Nascimento, José Santos, Lorena Dantas, Railane Góes.


Campanha de mobilização para construção da rede de esgoto




Introdução

Nós estudantes do Colégio João Durval Carneiro que visamos o bem estar físico e social de todos que compõe o colégio e os moradores da Av. Antônio Sergio Carneiro, criamos um projeto ao qual visa a mobilização da rede de esgoto em frente ao instituto.


Objetivo

Decorrente dessa imoralidade sofremos várias conseqüências, tanto à saúde quanto ao nosso bem-estar.
O nosso principal objetivo é proporcionar uma melhor condição de estadia a nós que compomos o instituto quanto a todos os moradores da avenida.

Programação

08-03-2010--Divisão da equipe para recolha de assinaturas (baixo-assinado-escolar)
15-03-2010--recolha de assinaturas dos moradores da avenida.
22-03-2010--reivindicação do projeto

Conclusão

Esperamos o apoio e o incentivo de todos, que através de árduos esforços temos a esperança de alcançar o nosso objetivo que é o de um instituto habitável, do qual todos nós dependemos.
Porque nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos.








Água Fria - BA
20-11-2009
Colégio Estadual João Durval Carneiro











“Resgatando a cultura Afro-Brasileira”























Água Fria – Ba
2009







Colégio Estadual João Durval Carneiro
Turma: 1º C – Vespertino
Discentes: Clécia, Edijane, Elicelma , Géssica, Girleide e Liliane
Docente:José Luíz
Disciplina:LPLB



























INTRODUÇÃO


No Brasil a escravidão teve início com a produção do açúcar . Os escravos eram proibidos de praticar suas religiões de origem africana ou de realizar suas festas e rituais .
Hoje o Brasil tem um cervo cultural muito variado, devido ás três principais etnias que formaram o nosso povo : indígenas, branca e negra.
E o que mais se destaca na cultura brasileira são os negros . De todos os negros trazidos para o Brasil, os mais facilmente identificados eram: Os nagôs, devido ao culto religioso do candomblé;
Do mesmo modo que na África Ocidental,a religião marcou todas as atividades do nagô brasileiro ,regulando influenciando até suas atividades as mais profanas.Foi através da prática contínua de sua religião que nagô conservou um sentido profundo de comunidade e preservou o mais específico de suas raízes culturais .
Os angolanos , pela capoeira;
A capoeira envolveu música e dança era considerado vadiagem e combatendo violentamente até os anos 30
e 40 deste séculos quando em salvador , se abrem as primeiras ´´academias´´ com licença oficial para o ensino da capoeira como prática esportiva.
Instrumentos musicais : os instrumentos musicais de origem africana são na sua maioria , de percurssão :berimbau ,agogô ,reco-reco, tambor ,pandeiro, adjá, atabaque e outros.
São usadas para marcar o ritmo, na capoeira , pra samba e outras danças nos rituais religiosos utilizar-se apenas o (atabaque)
Tipos característico :o tipo característico mais conhecido da Bahia é a baiana com suas saias compridas e rodadas , bato, toca, pano da costa , colares e pulseiras de contas, ouro ,e pratas .
Culinária :são de influência africana vários pratos típicos da Bahia preparado com azeite -de – dendê , como vatapá ,caruru ,xinxim ,moqueca ,e efó ,e iguarias ,como o acarajé e o abará.



















Justificativas

Resolvemos criar esse projeto aqui,em Água Fria por que, a maioria da população é negra ou descendentes de negros e queremos que eles saibam mais sobre sua origem.


Objetivo geral e específico

O objetivo deste projeto é informar mais a população , trazendo até ela , informações e divertimento de qualidade.


Contexto e participantes

Nesse período de projeto teremos varias atividades como: oficina de capoeira, danças,palestras entre outras oficinas. Aonde toda população Aguafriense poderá participar.



Conograma


· Mês de maio: aulas de capoeira e explicações de sua origem
· Mês de julho:aulas de danças e explicações de sua prática.
· Mês de agosto :exposições de filmes .
· Mês de setembro :palestras sobre religiões e crenças africanas.


Inicio e término

As oficina vão acontecer a partir de maio de 2010
E terá seu fim oficial em setembro de 2010.




Inicio e fim das oficinas.

*Oficina de capoeira :primeiro sábado de maio e fim quarto sábado .
*Oficina de dança : primeiro sábado de julho e fim quarto sábado.
*Oficina de filmes: primeiro sábado de agosto e fim quarto sábado.
*Palestras : primeiro sábado de setembro e fim quarto de setembro


Inscrições para as oficinas .

· PROCURAR :Elicelma Damasceno,Edijane Dantas ,ou Liliane Damasceno no CEJDC.



Sua participação é indispensável venha participar conosco desde já agradecemos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Esporte e Arte

Venho através desta postagem informar a todos sobre o projeto de Esporte e Arte onde queremos que seja emplantado no Colégio Estadual João Durval Carneiro algumas atividades que não só envolvam os Estudantes mas sim toda sociedade Aguafriense .

No Esporte queremos uma quadra de ótima qualidade para praticarmos diversas modalidades esportivas. Pois a qualidade da quadra atualmente é precária, quando vamos praticarmos esporte e o sol está muito quente as vezes ficamos inpossibilitados de fazer nossas atividades


Na Cultura queremos o apoio dos Professores e Comunidade para juntos formarmos uma parceria que resgate a Cultura da nossa Terra e contar com o representante da Secretaria da Cultura.

Conograma de Atividades:

Todo final de unidade uma Palestra sobre Cultura
Debates
Promover uma Feira Artesanal para o Púlblico

Componentes : Claudemir, Deivisson, Heliveltom, Isaac, Mateus e Onivon

terça-feira, 17 de novembro de 2009

LABORATORIO DE INFORMÁTICA

COLÉGIO: ESTADUAL JOÃO DURVAL CARNEIRO
DISCIPLINA: LPLB
SERIÉ: 1° ANO A
DOCENTE: JOSÉ LUIZ
DICENTES: ANDERSON PINTO, MARCOS, MÁRCIO, WELESON, DIONÊ, TAILSON.


LABORATORIO DE INFORMÁTICA



INTRODUÇÃO

Estamos atraves dessa postagem, solicitando algumas mudansas no Labooratorio De Infomática.Queremos as seguintes mudansas;a troca dos computadores por outros mais avançados;cadeiras mais confortaveis;um quadro baranco para as explicações teoricas;mais computadores pois 15 não da conta de mais de 30 alunos e programas mais avançados para estimular no aprendisado, do, aluno.
Sem esquecermos, dos deficientes visuais, estalando programas de voz e teclados em brailer.

JUSTIFICATIVA
O colégio precisa dessas mudansas no, laboratorio de informática, pois nem todos os alunos sabem manusiar um computador e temdo essa oportunidade de ter um curso, basico no seu curiculo escolar vai abrir muitas portas para ele, no futuro, quando ele concluir o ensino medio.

OBJETIVO GERAL E ESPECIFICO

Como já foi dito o objetivo é, alem de levar a informática juntamente com a internet, a todos os, alunos nde escolas publicas estaduais, e dalos um futuro melhor, é melhorar o conhecimento dos alunos na area de informática. E ajudar os deficientes visuais, usar um computador sem medo de errar, por causa da sua deficiemcia, ajudando ele a vencer barreiras na vida.

CONTEXTO E PARTICIPANTES

Participam das aulas os professores e alunos da rede publica estedual, ajudando assim a conservar os computadores e aparelhos, pois quem quebrar pagara por lei.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

As aulas deveram ser para todas as turmas na sede da barra de Água fria, e de distito de Pataiba. e deveram segir esse cronograma:

Horarios matutino da sede e do distrito

1° aula:1° anoA
2° aula:1° anoB
3° aula:2° anoA
4° aula:3° anoA
5° aula:3° anoB

Horarios vespertino da sede e do distrito

1° aula:1° anoC
2° aula:1° anoD
3° aula:2° anoB
4° aula:3° anoC
5° aula:3° anoD

Horarios noturno da sede e distrito

1° aula:1° anoE
2° aula:1° anoF
3° aula:2° anoC
4° aula:3° anoE
5° aula:3° anoF

Essas são nossas propostas para melhorar o laboratorio de informática.

ÁGUA FRIA-BAHIA 2009

sábado, 1 de agosto de 2009

PROJETO ESCOLA ABERTA

PROJETO ESCOLA ABERTA

Pensarmos a educação no século XXI implica pensarmos o processo de transformação que a sociedade atravessa e de como tais mudanças afetam o sujeito da educação. A sociedade passa por mudanças macro-políticas no que se refere ao modo de governo do país em que vivemos e das relações internacionais, como também sofre mudanças na família, no modo como ela é constituída e de como seus membros se relacionam. Tais transformações também ecoam na educação e no ambiente escolar.
Diante desse processo de mudanças de paradigmas levantamos as seguintes questões: a que sujeito se direciona o processo educacional do “CEJDC”? Que princípios norteiam este processo educacional? Duas palavras nos atravessam como metas a serem estabelecidas e seguidas: alteridade e respeito - É este princípio o norte da educação no século XXI.
Por que “alteridade e respeito” e não “alteridade e tolerância”? Porque a palavra tolerância traz um significado em desacordo com as mudanças propostas, tolerar o outro não é o mesmo que respeitar o outro e de estabelecer um diálogo para uma troca de experiências e percepções em torno do mundo que nos cerca e do que vivenciamos.
Estabelecemos “alteridade e respeito” como palavras-chaves para uma convivência harmoniosa no “CEJDC”, como meta estabelecemos a “democratização ao conhecimento e o acesso a este” e como lema “todos pela educação”. A pedra fundamental deste processo é a “continuidade das ações” e não a existência de ações isoladas sem fundamentação teórica, todas as ações desenvolvidas devem ser embasadas de acordo com o que regulamenta a Constituição Federal Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da educação, o MEC, a SEC, a Direc 12 e o regimento interno do “CEJDC”.
Frente este quadro de mudanças paradigmáticas propomos o projeto “ESCOLA ABERTA”, inspirados pelo conceito do artista-pop norte-americano Andy Warhol de “Open-house”, artista este que abriu as portas de sua casa transformando-a num laboratório em permanente questionamento e para uma troca de experiências e vivências com outras pessoas além do conhecimento meramente acadêmico.
O projeto “ESCOLA ABERTA” fundamenta-se na Constituição Federal Brasileira, artigo 205, Inciso X. Valorização da experiência extra-escolar. E segundo Moaci Alves Carneiro: “... o extra-escolar não é a sub-educação. Pelo contrário, o extra-escolar é o trabalho, a convivência, o lazer, a família, o amor, a festa, a igreja, o esporte em diferentes modalidades, a vida, enfim.” [1] Partindo desse pressuposto devemos está atentos para não confundirmos “currículo” com “grade curricular”:

“Nesta última, temos a enumeração e as nomenclaturas dadas às disciplinas de um currículo. Mas currículo é muito mais do que isso. De modo, diremos que currículo é o conjunto programado de atividades que são organizadas para promover o conhecimento dos alunos.
Neste sentido, os recreios, os teatros, o grêmio da escola, o jornal da classe, o painel de troca e serviços que os alunos organizam, um passeio, a visita a uma indústria, a exposição da escola vizinha – tudo é currículo. No entanto, o currículo não é algo aleatório e ocasional. Ele é o conjunto de atividades que os planejadores educacionais organizam, intencionalmente, para formar um tipo de cidadão e de ser humano.”

São estes pontos que devem nortear o processo de formação e cidadania da comunidade “CEJDC”, entendemos comunidade como a participação ativa de todos os setores que a constituem: corpo discente, corpo docente, técnico-adiministrativo, pais e cidadãos do município de Água Fria.
A LDB propõe quatro conceitos estruturantes do novo mapa de referência da escola, enquanto palco principal do processo educativo:
a) Prática Social: atividade socialmente produzida e, ao mesmo tempo, produtora de existência social. Significa, também, soma de processos históricos determinados pelas ações dos homens;
b) Mundo do trabalho: Ambiente de construção de sobrevivência, mas também de transformação social;
c) Movimentos sociais: Esforços organizados de construção de espaços alternativos de organização coletiva;
d) Manifestações culturais; trata-se de expressões da cultura enquanto conceito antropológico e se reporta ao mundo que o homem cria através de sua intervenção sobre a natureza, ou seja, através do seu trabalho. Nesse sentido, não há cultura superior à outra, há, isto sim, culturas diferentes.
Para a efetivação deste projeto transformador devemos neste momento rasgar o velho chavão “mate a curiosidade” com o qual nos dirigimos aos discentes durante décadas e tomarmos como novo paradigma o “despertar e alimentar a curiosidade” como força motriz da mudança. Todo este processo educacional encontra-se alicerçado na gestão democrática e participativa, tendo como lema “Todos pela educação”, para juntos alcançarmos o sucesso não podemos reproduzir a “meritocracia” e premiar somente aqueles que se destacam, mas observávamos o “jeito de caminhar” de cada um dos indivíduos envolvidos e respeitar as singularidades. É somente respeitando as singularidades que poderemos formar cidadãos críticos e participantes deste momento de mudanças.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO ESCOLA ABERTA

Todo professor deverá apresentar um projeto de acordo com a sua área de conhecimento levando em conta o Artigo 35 da LDB que diz respeito “às finalidades atribuídas ao ensino médio: o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado.”[2] Também deverá destacar no seu projeto a “integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização. É fundamental tal procedimento para que haja uma continuidade no projeto a ser desenvolvido, desta forma faz-se necessário que o projeto estabeleça um diálogo com pelo menos duas outras disciplinas das outras áreas de conhecimento. No projeto deverá constar: qual o apoio pedagógico necessário para sua realização, cronograma com as datas e a duração do mesmo, material permanente a ser utilizado, espaço físico a ser utilizado, coordenador do projeto, articulador de área, diretor do colégio, monitores. Neste primeiro momento: as pessoas envolvidas no projeto deverão fazer parte da comunidade “CEJDC (estudantes, professores, funcionários e moradores do município)” e aderirem ao mesmo demonstrando interesse, habilidades e competências para o enriquecimento das ações planejadas. A integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização gera a continuidade da seguinte forma: digamos que o professor “A” da área de linguagens construa um projeto que estabeleça diálogos com disciplinas da área de Humanas e a área de Exatas, o desenvolvimento do projeto poderá ocorrer com um encontro mensal com a presença dos três professores ou poderá ocorrer três vezes ao mês, sendo cada encontro coordenado por um dos docentes envolvidos, desde que seja feito um relatório do que aconteceu para o coordenador do encontro seguinte.

APOIO TÉCNICO-AMINISTRATIVO

A) Quatro professores cada sábado.
B) Dois monitores para cada professor perfazendo um total de oito.
C) Dois funcionários para limpeza e arrumação do espaço físico a ser utilizado.
D) Um funcionário para biblioteca.
E) Presença do diretor ou um vice.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES E AÇÕES A SEREM REALIZADAS

ÁREA DE LINGUAGENS

- Estabelecer critérios e colocar em funcionamento a “Rádio-CEJDC”;
- Criar juntamente com o grêmio o “Jornal Estudantil”, que deverá ser produzido no ambiente virtual da “Web” levando-se em conta a velocidade da informação nos dias atuais e ter uma edição mensal impressa de poucos exemplares que possam ser pregados em locais públicos (correio, farmácias, padarias, etc). A proposta de poucos exemplares impressos é para que tenhamos uma postura ativa, crítica e de acordo com a defesa do meio-ambiente.
- Criar a “Comunidade CEJDC” no orkut, trabalhar com os docentes o uso dos blogs e microblogs (twitter) como ferramentas de inclusão e transformação social.
- Divulgar e atualizar o blog já existente coljoaodurvalcarneiroaguafriaba.blogspot.com
- Realizar o Sarau Cultural mensal aberto à participação de todos.
- Desenvolver um projeto de leitura segundo as propostas de Paulo Freire e Marisa Lajolo.
- Organizar a biblioteca (acervo e espaço físico tornando-o mais atraente para o usuário)
- Articular a criação de uma “dvdteca (filmes, shows, documentários) e a exibição dos mesmos como atividade extra-curricular.
- Criação e coordenação do grupo de teatro do CEJDC.

ÁREA DE HUMANAS

- Implantar o Museu Água Friense. (documentar a história do município através de fotografias)
- Implantar o projeto “ECO” (desenvolvimento de uma consciência ecológica, coleta de lixo seletiva, uso da água potável, reutilização do óleo de cozinha, preservação do patrimônio, etc).
- Desenvolver a “Oficina de dinâmica de grupos” conjuntamente com professores das outras áreas, para tal projeto utilizar o livro com o mesmo título da oficina, de autoria do professor Simão de Miranda e lançado pela editora Papirus. Tal adesão a este projeto implica na construção de relatórios semanais para que ocorra a continuidade do mesmo. A oficina de dinâmicas de grupos poderá ser ofertada para pais e membros da comunidade interessados em participar, como também poderá ser oferecida para alunos. A duração da oficina será de 15 semanas com um encontro todos os sábados, cada um destes encontros corresponderá a dois dos encontros previstos no livro.
- Implantar o programa de Ética e Cidadania proposto pelo MEC , proponho o nome dos seguintes professores: Marcelo, Girlene e Clóvis e dos seguintes docentes: Marina (2c), Mateus (1A) e Nivaldo Jr (3).

ÁREA DE EXATAS

- Planejar, organizar e realizar uma Feira de Ciências. Tomando como base os livros:
a) Física mais que divertida (editora UFMG)
b) Química na cabeça (editora UFMG)
c) O homem que calculava (editora record)
d) O diabo dos números (cia das letras)
Todos estes livros estão disponíveis no acervo da escola.
















[1] Carneiro, Moacir Alves. LDB fácil, Editora Vozes, Petrópolis – RJ, 1998.
[2] Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. MEC, Brasília – DF, 2006.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Saiba tudo sobre o Enem 2009

1. Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem?Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.
2. Por que mudar o Enem?A grande vantagem que o MEC está buscando com o novo Enem é a reformulação do currículo do ensino médio. O vestibular nos moldes de hoje produz efeitos insalubres sobre o currículo do ensino médio, que está cada vez mais voltado para o acúmulo excessivo de conteúdos. A proposta é sinalizar para o ensino médio outro tipo de formação, mais voltada para a solução de problemas. Outra vantagem de um exame unificado é promover a mobilidade dos alunos pelo País. Centralizar os exames seletivos é mais uma forma de democratizar o acesso a todas as universidades.
3. Por que fazer o Enem 2009? A média de desempenho obtida no Enem será imprescindível para pleitear uma vaga nas instituições de ensino superior que adotarem o exame como ferramenta de seleção, de maneira integral ou parcial. Além disso, o Enem continua a servir como referência para uma auto-avaliação sobre o ensino médio e qualidade do ensino, e sua nota continuará a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem 2009 vai ainda promover a certificação de jovens e adultos no ensino médio e, a partir do ano que vem, vai medir o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas instituições de ensino superior.
4. Quem poderá participar do Enem 2009? O novo Enem manterá a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade é que a prova vai valer também para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o Enem também uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.
5. É recomendável aos alunos que ainda não vão concluir o ensino médio neste ano fazer o Enem 2009?Não. O Enem foi criado especificamente para os estudantes que estão no último ano ou que já concluíram o ensino médio. O Ministério da Educação aconselha que os alunos prestem o exame no período mais adequado, que é o ano de conclusão desse nível de ensino. Alunos de outras séries sempre terão oportunidade de se preparar para a prova analisando as edições anteriores do exame, que ficarão disponíveis na página do Inep/MEC imediatamente após sua aplicação.
6. Como serão as inscrições para o Enem 2009? Todas as inscrições para o Enem 2009 serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao. Os concluintes de escolas públicas e privadas poderão se inscrever a partir das 8h do dia 15 de junho, até às 23h59 do dia 17 de julho, e deverão adotar o seguinte procedimento:- acessar a página da Internet http://enem.inep.gov.br/inscricao, durante o período das inscrições; - preencher o cadastro de inscrição;– enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição;– o concluinte do ensino médio da escola pública deverá imprimir, na seqüência, o comprovante de inscrição;– o concluinte do ensino médio da escola privada deverá imprimir, na seqüência, o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência de estabelecimento bancário, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), ou solicitar isenção da taxa de inscrição;Os comprovantes de inscrição dos participantes concluintes estarão disponíveis, após sua efetivação, até o dia 24 de julho de 2009, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao.Os que já finalizaram a escolarização básica em anos anteriores e interessados na certificação do ensino médio terão um prazo maior para inscrição. Nesses casos, o período vai de 8h do dia 15 de junho até às 23h59 do dia 19 de julho. O procedimento de inscrição para esse grupo é:– acessar a página da Internet http://enem.inep.gov.br/inscricao e preencher o cadastro de inscrição;– enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição;– imprimir, na seqüência, o boleto bancário e efetuar o pagamento, ou solicitar isenção de taxa.Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis, após sua efetivação, no endereço eletrônico em que foi processada, até 31 de julho de 2009.
7. Atendimento especial para o Enem 2009
Para receber atendimento apropriado, o participante com deficiência física deverá obrigatoriamente declarar, no ato da inscrição, o tipo de atendimento especial que necessita para realizar o exame.Aos detentos ou internos, matriculados em programas especiais de educação de ensino médio em unidades prisionais ou hospitalares, será oferecido aplicação da prova nos locais de detenção ou internação em que se encontrem, mediante termo de compromisso específico. Para isso, a coordenação responsável deverá solicitar ao Inep o formulário do Termo de Compromisso para a aplicação do Enem. O documento deverá ser encaminhado ao Instituto até o dia 17 de julho.
8. Qual a taxa para inscrição no Enem 2009? NOVO!Alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas se inscrevem ao Enem gratuitamente. Também não pagam taxa todos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006, 2007 e 2008. Para os outros casos, a isenção deverá ser solicitada de 15 a 19 de junho 2009, no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao. A relação de pedidos deferidos será divulgada até 3 de julho. Nas demais situações, o valor da taxa de inscrição é 35 reais, como no ano passado.
9. Confirmação de inscrição
Todos os devidamente inscritos receberão o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2009, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via Correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O inscrito no Enem 2009 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas.
O inscrito também irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição. O cartão contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até o dia 25 de setembro de 2009, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página htt://enem.inep.gov.br/consulta.
10. Aplicação da prova O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios brasileiros, nos dias 03 e 04 de outubro, da seguinte maneira:no dia 03/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.no dia 04/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 – Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional.É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.
Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentarem da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Os participantes só poderão sair com o caderno de questões após quatro horas de prova.
11. Quem vai elaborar a nova prova do Enem 2009?As provas do Enem sempre são elaboradas por especialistas do Inep, e assim também será em 2009. A elaboração exige domínio da tecnologia em avaliação educacional empregada, que é especializada e complexa, e na qual o Inep possui experiência de mais de dez anos – Teoria da Resposta ao Item (TRI). As diretrizes dessa prova – isto é, objetivos, conteúdos, enfim, o desenho – é que serão definidas pelo Comitê de Governança.
12. O que é o Comitê de Governança e quais suas atribuições no novo Enem?A pedido da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi criado um Comitê de Governança. O Comitê tem entre suas responsabilidades discutir e acompanhar a elaboração do novo Enem e seu impacto no currículo do ensino médio. Fazem parte do Comitê de Governança representantes do Inep, do Ministério da Educação, da Andifes e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). As principais dúvidas e sugestões sobre o Novo Enem estão sendo estudadas em reuniões desse Comitê.
13. Como será a prova? O novo exame será composto por testes em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.
A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Veja aqui o conjunto de habilidades exigidas em cada área de conhecimento e os conteúdos específicos do currículo associados a elas.
14. Qual será o tempo de duração das provas? No dia 03/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.No dia 04/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 – Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.
15. As disciplinas abordadas pela prova do Enem terão pesos diferentes?A prova do Enem trará cinco notas diferentes, uma para cada área do conhecimento avaliada e uma para a redação. Não haverá diferenciação dos pesos. O que pode ocorrer é que, nos processos seletivos, as instituições utilizem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos pleiteados.
16. As questões da prova terão pesos diferentes?A nova prova do Enem será estruturada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que garante a comparabilidade das notas entre diferentes edições a partir da calibração do grau de dificuldade das questões. Dessa forma, diferentemente dos anos anteriores, as questões da prova do Enem serão distribuídas em graus diferenciados de complexidade. Isso significa que, no cálculo final da nota em cada área, as questões mais difíceis valem mais que as questões menos complexas.
17. Haverá questões regionais na prova do Enem?Não. Nenhum exame do Inep/MEC contempla questões regionais. Todas as avaliações, como a Prova Brasil / Saeb, Enem etc., têm caráter nacional e devem garantir iguais condições de participação entre estudantes de qualquer lugar do País. Conteúdos regionais poderiam prejudicar estudantes entre as regiões diversas.
18. Quando sairão os resultados do Enem 2009? A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As médias serão enviadas via Correios no endereço indicado na ficha de inscrição. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep serão necessários o número do CPF e a senha de acesso, cadastrados na fase de inscrição.
Para subsidiar os processos seletivos, os resultados estarão disponíveis para as instituições de ensino superior em:
Divulgação dos resultados das quatro provas de múltipla escolha: 4 de dezembro de 2009Divulgação do resultado final, incluindo a redação: 8 de janeiro de 2010
19. O Enem sempre foi uma avaliação diferenciada por priorizar a interpretação dos alunos em vez da chamada "decoreba". Essa característica será mantida?
Sim. A prova do Enem se diferencia das demais por ser estruturada em habilidades, incentivando o raciocínio e trazendo questões que medem o conhecimento dos alunos por meio de enfoque interdisciplinar. A nova prova vai manter essa característica, agregando às habilidades medidas um conjunto de conteúdos formais mais diretamente relacionado ao que é ministrado no ensino médio. Mas sem abandonar as questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações.
20. Uma pessoa que não for bem no Enem 2009 terá a chance de fazer outra prova e melhorar a sua nota?Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino médio já há alguns anos.
21. Haverá mais de uma edição do Enem por ano?A proposta inicial é a de que o Enem seja oferecido duas vezes por ano. O Enem 2009 será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, e uma nova edição deverá ser aplicada em março ou abril de 2010.
22. Como estudar para o novo Enem? Alunos que já estão se preparando para o vestibular tradicional serão prejudicados? O novo Enem é estruturado levando em conta os conteúdos ministrados no ensino médio. A inovação é na forma de abordagem desses conteúdos, com foco no conjunto de habilidades que o aluno deve ter ao final do ensino médio, e não na mera acumulação de fórmulas e informações desvinculadas da aplicação. Ou seja, uma prova que valorize mais o raciocínio e não a chamada “decoreba”. Portanto, quem vem se preparando para uma prova tradicional de seleção e para o antigo Enem está preparado para o novo Enem.
23. A nova prova do Enem vai trazer questões sobre língua estrangeira?O Comitê de Governança definiu que o Enem 2009 não trará questões de língua estrangeira. A partir da próxima edição da prova isso será abordado, e já consta da matriz de habilidades e conteúdos associados do Enem 2009.
24 O Inep/MEC vai disponibilizar um simulado com questões do novo Enem?Sim. A previsão é que sejam disponibilizadas questões-modelo do novo Enem antes da aplicação da prova, em data a ser definida.
25. O Inep/MEC continuará a divulgar os resultados do Enem por escola?Sim. Não está prevista nenhuma alteração na divulgação dos resultados dos alunos no Enem por escola.
26. Para fazer o Enem o interessado já deve ter decidido o curso ou instituição onde pretende prestar o vestibular?Não. As inscrições para o novo Enem devem começar já em junho, e a prova será realizada em outubro. Os processos seletivos das instituições de ensino superior só devem iniciar-se em meados de dezembro. Na inscrição para o processo seletivo é que o aluno decide a qual curso quer concorrer.O Sistema de Seleção Unificada
1. Como será o sistema de seleção unificada?O candidato a uma vaga no ensino superior poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas universidades que adotarem o Enem como única forma de ingresso. As instituições que optarem utilizar o Enem como única avaliação para selecionar os ingressantes participarão de um Sistema de Seleção Unificada, informatizado e online. Nesse sistema, as universidades informarão quantas vagas têm disponíveis para cada curso, e qual é o peso que cada uma das grandes áreas do conhecimento terá na nota final do aluno – linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação e língua estrangeira); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O aluno que participou do Enem 2009 se inscreve no sistema, que calculará sua nota final, já com os pesos estabelecidos, e o aluno poderá simular inscrição em até cinco cursos ou instituições, durante todo o período em que o sistema ficar disponível na Internet. Caso a universidade decida utilizar o Enem como segunda fase ou com a nota do Enem agregada à nota de um vestibular próprio, a instituição deverá decidir e publicar as regras de inscrição e participação em seus editais. O Sistema de Seleção Unificada só será utilizado pelas instituições que escolherem o Enem como única forma de seleção.
2. A universidade que optar pelo Enem apenas na primeira fase da seleção pode participar do sistema de vestibular unificado?Não. O Sistema de Seleção Unificada, informatizado e online, será aberto apenas às instituições/cursos que optarem por usar o Enem como fase única ou para preencher as vagas remanescentes ao fim da sua seleção.
3. Todas as instituições federais utilizarão o novo Enem como forma de seleção?A expectativa do MEC é que todas instituições federais adotem de alguma forma o novo Enem como seleção. Esse processo está sendo construído em parceria pelo Ministério da Educação, universidades, comunidade acadêmica e os gestores estaduais, sempre levando em conta a autonomia das universidades e das redes. O Comitê de Governança do novo Enem definiu o prazo de três anos para a consolidação do processo de seleção unificada. Nesse período, as instituições poderão compatibilizar o novo formato de seleção com as políticas afirmativas já adotadas pelas universidades e com outras modalidades de seleção. São quatro as possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada IES divulgará em seus editais em qual formato participará em cada curso. O Comitê também definiu que, durante o período de implementação do sistema, um grupo de pesquisa constituído pelo Inep monitorará a migração das instituições federais de ensino superior para o novo processo seletivo. A proposta é avaliar as mudanças ocasionadas pelo novo método de ingresso dos alunos e, nos casos em que for necessário, propor adequações e aperfeiçoamentos ao sistema.
4. As Universidades são obrigadas a utilizar o novo Enem de alguma forma?Não. As universidades têm total autonomia para escolher qual é a ferramenta de seleção para acesso a seus cursos.
5. Tecnicamente, as mudanças na prova do Enem garantirão a comparabilidade das notas entre diferentes edições. Por quanto tempo valerá a nota do aluno para concorrer a uma vaga nos processos seletivos?
Essa é uma decisão ainda pendente, a ser tomada em conjunto com o Comitê de Governança.
6. Qual é o prazo final para as universidades federais decidirem se vão aderir ao novo Enem para os processos seletivos do ano de 2009?
O MEC anuncia até o fim deste mês quais as universidades federais adotarão o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso. As universidades que utilizarão o exame como fase única de seleção deverão se manifestar até o dia 20 de maio. Essa data foi estabelecida pelo Comitê de Governança. Vencido o prazo, será realizada uma reunião entre os reitores dessas universidades e o Comitê, para o aperfeiçoamento das regras do Sistema de Seleção Unificada.
7. Quem já terminou o ensino médio há muito tempo pode fazer o Enem e participar do vestibular unificado?Sim, o Enem continua sendo uma prova voluntária, aberta a todos os concluintes ou egresso do Ensino Médio.
8. Após o resultado do Enem, o vestibulando pode mudar a opção de curso?
Em qualquer uma das quatro possibilidades de se usar o Novo Enem como ferramenta de seleção para as universidades, o candidato só escolherá o curso depois do resultado do Enem.
9. Por que aplicar o novo modelo em 2009, já que algumas instituições já haviam inclusive elaborado o edital relativo ao próximo vestibular?O MEC trata a implantação do novo Enem como uma ação educacional prioritária, por isso programou a realização do exame para o segundo semestre deste ano. As mudanças ocorrerão de forma gradativa e as instituições foram convidadas para participar da elaboração do novo sistema, inclusive, compondo o Comitê de Governança, instância decisória em relação à nova prova. E embora o novo Enem seja aplicado ainda este ano, as instituições terão tempo hábil para optar pela forma de adesão, parcial ou integral, sem que haja maiores prejuízos.

SEXTA CULTURAL - INTERDISCIPLINAR

O projeto “Sexta cultural” traz como marca o lema do filosofo francês Rolando Barthes: “Saber/Sabor”. Tais palavras são marcadas com o mesmo radical que nos indica o caminho a ser seguido para a produção do conhecimento e este caminho é a trilha do sabor.
O sabor é antes de tudo marcado pela percepção e a percepção pluraliza “os saberes e os sabores” numa multi-mistura cultural. Cada participante contribui com sua impressão digital na construção de outros sentidos.
Colocar o sabor, na produção do conhecimento, significa produzir com prazer e ultrapassar as fronteiras da educação formal. Valendo-se para isso do lúdico e das diversas manifestações artísticas e culturais da comunidade do CEJDC.
As apresentações acontecerão sempre na última sexta de cada mês a partir do terceiro horário. As inscrições para participação deverão ser feitas antecipadamente na biblioteca ou com os membros do Grêmio Estudantil. Cada apresentação terá o tempo máximo de 15 minutos e não haverá nenhum tipo de premiação.
Coordenador do projeto – José Luís Salles Pedreira Franco
Professor Articulador Área de Linguagens – Keila Lopes
Diretor – Evangivaldo Desidério
NAS ONDAS DO RÁDIO
O projeto “Nas ondas do rádio” surge da minha experiência como radialista na extinta rádio “Estação da luz – DCE/UFBA” e do gesto vital de dá a estes jovens a possibilidade de “colocar a boca no trombone” ou mais precisamente no microfone.
É vital para todo ser humano, assim como respirar, o exercício diário da liberdade de expressão. Tal exercício propiciará aos estudantes o desenvolvimento de um senso crítico, o aprendizado de um outro tipo de linguagem (a linguagem dos mass-media ou do rádio) e uma maior competência lingüística.
Na etapa inicial do projeto os programas serão apresentados durante os intervalos de cada turno. Cada turma terá direito a um dia na semana em sistema de rodízio. Ex: na segunda o 1º A apresenta o programa, na terça o 2º A e assim seguimos até todas as turmas terem apresentados. Tal critério será utilizado em todos os turnos.
Fica estabelecido um único critério para a apresentação dos programas: não haverá censura aos mesmos, porém não será permitido utilizar o microfone para ofender qualquer integrante da comunidade do CEJDC.

Coordenador do projeto – José Luís Salles Pedreira Franco
Professor Articulador Área de Linguagens – Keila Lopes
Diretor – Evangivaldo Desidério

Dramatizando o cotidiano

DRAMATIZANDO O COTIDIANO
O projeto “Dramatizando o cotidiano” nasceu inspirado no livro “O imaginário cotidiano” do escritor gaúcho Moacyr Scliar, os contos contidos neste livro surgiram de notícias publicadas no jornal “Folha de S. Paulo”. Tais acontecimentos foram recriados pelo escritor e publicados na secção “Cotidiano” do mesmo jornal.
O projeto é dividido em 4 etapas.
1) A sala é dividida em grupos de 05 até 08 integrantes. Tal procedimento variará de acordo a quantidade de alunos da sala e da postura do professor.
2) Os grupos receberão o recorte ou manchete jornalística que o escritor se inspirou para escrever determinado conto. Deverá ser lembrado ao grupo que no processo de criação ele deverá responder as seguintes questões: De que se trata? Quem participa do fato? Onde aconteceu? Quando foi? Como ocorreu?
A forma a ser adotada é livre e o grupo poderá recorrer à linguagem visual (colagens, desenhos, etc) e a linguagem verbal. O texto produzido deverá ser lido para toda sala.
3) Os grupos permanecerão reunidos e recriarão “a produção textual” dramatizando-a num pequeno quadro teatral. Depois de cada apresentação o professor abrirá o espaço para um “debate” sobre a diferença da linguagem utilizada e valendo-se das teorias do “Teatro do oprimido” de Augusto Boal – conduzirá o aluno num processo de descobertas das “estruturas de dominação e poder” presentes no nosso dia-a-dia e como ele percebe tais “estruturas na cena apresentada”.
4) A última etapa consiste na apresentação dos melhores aberta para comunidade escolar e posteriormente para a comunidade água friense.


Coordenador do projeto: Professor especialista José Luís Franco
Professor Articulador Área de Linguagens – Keila Lopes
Diretor – Evangivaldo Desidério